A pessoa é grande, quando entende que fracasso é uma taxa que pagamos para o sucesso
(Lamentações 1:1) – COMO está sentada solitária aquela cidade, antes tão populosa! Tornou-se como viúva, a que era grande entre as nações! A que era princesa entre as províncias, tornou-se tributária!
(Lamentações 3:21) – Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei.
1. Razões porque devemos ter esperança
1.1 Deus é misericordioso (Lamentações 3:22) – As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; A palavra misericórdia no hebraico “chesedh”,indica o sentimento do coração de Deus pela miséria do homem. É a capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja,ver, sentir e pensar como ele. Deus é misericordioso quando se fez homem, em Cristo Jesus (II Coríntios 1:3) – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;
1.2 Deus é fiel (Lamentações 3:23) – Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
(Hebreus 12:6) – Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
1.3 Deus é bom (Lamentações 3:24) – A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. (Lamentações 3:25) – Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. (Lamentações 3:26) – Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.
A bondade de Deus inclui benevolência, complacência, misericórdia e graça
1.4 Deus nos aperfeiçoa Nos momentos difíceis, nas tragédias e dificuldades, Deus está trabalhando no nosso caráter (Lamentações 3:27) – Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. (Lamentações 3:28) – Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele. (Lamentações 3:29) – Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança.
(Romanos 8:28) – E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
(Lamentações 3:37) – Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?
2. A cura da mente no momento do fracasso
2.1 Aceitação Aceite aquilo que você não pode mudar Lm2 (Jeremias estava convencido de que o castigo de Deus foi decretado por Deus). Não adianta ficarmos irados com Deus, pois a sua vontade prevalecerá (Jó 42:1) – ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: (Jó 42:2) – Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
2.2 Murmuração Pare de colocar a culpa nos outros (João 9:1) – E, PASSANDO Jesus, viu um homem cego de nascença. (João 9:2) – E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? (João 9:3) – Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
(Lamentações 3:39) – De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.
Assuma seus pecados e seus erros = (Lamentações 3:42) – Nós transgredimos, e fomos rebeldes; por isso tu não perdoaste.
(Lamentações 3:40) – Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR.
2.3 Busque uma visão de Deus Visão tem que ser uma imagem mental clara de um futuro desejado a partir de uma avaliação do presente.
(Hebreus 11:1) – ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
(Neemias 2:17) – Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio. (Neemias 2:18) – Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.
Não existe visão de Deus fora de sua palavra = (Salmos 19:8) – Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.
2.4 Busque a soberania de Deus (Salmos 115:1) – NÃO a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. (Salmos 115:2) – Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus? (Salmos 115:3) – Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
(Lamentações 5:19) – Tu, SENHOR, permaneces eternamente, e o teu trono subsiste de geração em geração. (Lamentações 5:20) – Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo? (Lamentações 5:21) – Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes.
0 comentários:
Postar um comentário