Refreando a Língua

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Compartilhe esse artigo:


Tiago 3:5,6,8,11 e 12

Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. A língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. 
Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte?
Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.

Durante a descrição desses 12 versículos sobre a língua; o que ela é e o que pode fazer, Tiago ecoa a ênfase que Jesus dava sobre a importância das nossas palavras na vida diária – Mateus 12:33/37 – (Ver Nota 1)

O que Jesus nos ensina nos versos 36 e 37 de Mateus, é que até mesmo as palavras de “brincadeira”, “sem cuidado”, têm importância eterna. A Bíblia nos deixa claro que pecados verbais como mentira, fofoca ou os insultos; são condenados do mesmo modo como: Adultério e Assassinado (2ª Cor 12.20 / 1ªTm 1:10 e o principal: “Ver Nota 2)

“Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que comentem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e TODOS OS MENTIROSOS – o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Está é a segunda morte” – Ap 21:8

Quero aqui enfatizar alguns versículos que EU, com minha fecal opinião ser os “chaves”

Nos versos 3 a 5, Tiago enfatiza que a língua é uma parte pequena do corpo, porém capaz de fazer grandes estragos. Por isso usa algumas metáforas de experiências comuns, ilustrando que grandes resultados podem ser alcançados por pequenos meios.

É preciso cuidar com o que andamos falando em nossas “rodinhas de amigos”, mantendo uma boa conduta e sendo exemplo.

No verso 6, Tiago refere-se a “língua como fogo”. Essa comparação mostra que uma língua sem freios é semelhante ao incêndio que consome descontroladamente: “NÃO TEM LIMITES”. Não sejamos como o homem depravado, no qual tem palavras caluniosas e vendicativas.

O homem sem caráter maquina o mal, suas palavras são um fogo devorados – Pv 16:27

Se formos como um “homem depravado”, contaminamos as pessoas (inclusive com blasfêmia, mexirico, malícia, mentira etc.), pois a má conversa macha e corrompe o bom caráter.

Tiago ao enfatizar que “não se tem domínio na língua”, refere-se que é mais fácil domar o animal selvagem. Um exemplo ótimo, pois até o leão “Rei dos animais”, é “domado” e obedece. Já nossa língua é DIFÍCIL, pois somos maus, hipócritas e pecadores, nosso coração é cheio de perversidade.

"Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam". "Veneno de serpentes está em seus lábios. Suas bocas estão cheias de maldição e amargura" - Romanos 3:13-14

E os versos 11 e 12, a semelhança é a mesma feita por Jesus em Mateus 7:6 (Ver Nota 3)

É preciso decidir qual lado ficaremos. Os que falam coisas boas ou más. Os que são bênçãos ou maldição. Os que falam a verdade ou a mentira. Os somos de Jesus ou do diabo. Saia de cima do muro e escolha o seu lado HOJE.

E lembre-se do que Tiago 1:19 diz:

“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” 

Precisamos ouvir mais, aquele que ouve atentamente a palavra da verdade, progride em piedade.

Nota 1 – Mateus 12:33/37: "Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto.
Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más. Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado". 

Nota 2 – 2ªCoríntios 12:20: “Pois temo que, ao visitá-los, não os encontre como eu esperava, e que vocês não me encontrem como esperavam. Temo que haja entre vocês brigas, invejas, manifestações de ira, divisões, calúnias, intrigas, arrogância e desordem”

Nota 2 – 1ªTimóteo 1:10: “para os que praticam imoralidade sexual e os homossexuais, para os seqüestradores, para os mentirosos e os que juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina” 

Por Fayson Merege
Obrigado por nos visitar! Gostou do nosso artigo?
Deixe seu comentário sobre esse artigo, opine, debata, esse é seu espaço!

0 comentários:

Postar um comentário