"Como orar?"

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Compartilhe esse artigo:
Texto: Mateus 6:5-15
Introdução:
1. A oração é um grande privilégio que beneficia os filhos de Deus.
a. Através da oração nós recebemos graça e misericórdia para ajudar na hora de necessidade. Hebreus 4:14-16.
b. Através da oração podemos encontrar a paz que guarda os nossos corações e mentes. Filipenses 4:6-7.
2. Mas o privilégio da oração supõe que nossas orações serão ouvidas.
a. Nem todas as orações são aceitáveis a Deus – Provérbios 28:9 – “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”.
b. Nem todas as orações são ouvidas por Deus.
i. Isaías 59:1-2 – Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não pode salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não pode ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”
ii. Tiago 5:16 – “…a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.
3. Observe Mateus 6:5-15.
a. Não o “Pai Nosso”, mas sim um modelo de oração. Ex: “Perdoai as nossas dívidas”.
b. Não é possível fazer esta oração hoje palavra por palavra. Ex: “venha o teu reino”.
4. Quais são algumas das características da oração que agrada a Deus?
I. Como não se deve orar.
A. Não, para serem vistos pelos homens – Mateus 6:5.
1. Jesus falou dos hipócritas que gostavam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas. Estes homens têm a sua recompensa.
2. Em vez disso, devemos entrar em nosso quarto (lugar privado) para orar. Esta não é uma condenação a toda a oração pública. Observe Atos 27:35 – “E, havendo dito isto, tomando o pão, deu graças a Deus na presença de todos e, partindo-o começou a comer.”
B. Não para ser ouvido pelos homens – Mateus 6:7.
1. Jesus criticou o uso de vãs repetições – Mateus 6:7.
2. Jesus não estava criticando toda repetição.
a. Observe a oração de Jesus no Jardim do Getsêmani – Mateus 26:36-44, particularmente o versículo 44 – “E ele deixou- os, e partiu de novo, e orou pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras.”
b. Observe a oração de Paulo para que o seu espinho na carne fosse removido – II Coríntios 12:7-8 – “Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, que o afastasse de mim.”
II. Como se deve orar.
A. Com adoração – Mateus 6:9.
1. Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o teu nome. Dicionário Vine – “o oposto do comum”.
2. Observe o Salmo 111:9 – “Redenção enviou ao seu povo; ordenou o seu concerto para sempre; santo e tremendo é o seu nome.” “Reverendo” é um atributo atribuído a Deus, não ao homem.
B. Com confissão – Mateus 6:12.
1. Perdoa-nos as nossas dívidas (pecados). Ver I Pedro 3:12 – “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações, mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males”.
2. Para recebermos o perdão, devemos possuir uma atitude de perdão – Mateus 6:14-15 – “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará. Mas se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai não perdoará as vossas ofensas”.
C. Com ação de Graças.
1. Embora não está explicitamente mencionada em Mateus 6.
2. Observe:
a. Filipenses 4:6 – “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças”.
b. I Tessalonicenses 5:17-18 – “Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”
c. I Timóteo 2:1 – “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças, por todos os homens”
D. Com súplica – Mateus 6:11-13.
1. Inclui o passado (perdoa-nos as nossas dívidas), o presente (nos dá pão nosso de cada dia), e no futuro (não nos deixes cair em tentação).
2. Novamente observe Filipenses 4:6 com I Timóteo 2:1
Conclusão:
1. A oração é um grande privilégio que beneficia os filhos de Deus, quando eles oram como deveriam.
2. Para mim a oração é um impulso do coração, um simples olhar dirigido para o céu, um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria. Enfim, é algo de grande, de sobrenatural, que me dilata a alma e me une com Jesus. “A oração é a respiração da alma”
Pr. Aldenir Araújo
Fonte: Sermão Online
Obrigado por nos visitar! Gostou do nosso artigo?
Deixe seu comentário sobre esse artigo, opine, debata, esse é seu espaço!

0 comentários:

Postar um comentário