Pouco com Deus é muito

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Compartilhe esse artigo:
 
Texto: I Coríntios 1:25-29
Introdução: O mundo sempre diz que quanto maior, melhor, pequeno não é bom. Os ímpios acreditam que quanto mais melhor; e pouco não é bom, há força nos números e o pouco torna-se irrelevante, os ricos e famosos são mais importantes do que os pobres e insignificantes. Este é o jeito do mundo e a filosofia dos incrédulos.
Mas espiritualmente falando, como nem sempre é o caso, como veremos neste sermão. A verdade da questão é – pessoas serem maiores ou menores, mais ou menos em número, ricos ou pobres, grandes ou pequenos, fortes ou fracos, não é a questão principal. A grande questão é ter Deus ao longo de tudo o que pensamos, dizemos ou fazemos!
Existem casos na Bíblia que provam que; “pouco com Deus é muito” Devemos observar e aprender.
Veja Provérbios 15:16 “Melhor é o pouco, havendo o temor do SENHOR, do que grande tesouro onde há inquietação”.
1. Um pouco de pão com Deus, é muito. João 6:1-13.
- Certa feita no ministério do Senhor houve um problema – uma multidão de pessoas estava em um lugar deserto, um fim de tarde e todos estavam com fome.
- Os discípulos tinham 5.000 homens com fome (João 6:10) em suas mãos. Mateus 14:21 diz-nos que este número não incluía mulheres e crianças de modo que o total poderia ser algo como 10.000 – 15.000 pessoas.
- E, veja bem o que o Senhor usou para alimentar as multidões – cinco pães e dois peixes (João 6:9-10) – com 12 cestos de sobra!
2. Um pequeno exército com Deus; é muito. Juízes 7:1-7.
- Foi uma época difícil para os israelitas, quando os midianitas os aterrorizavam e os empobreciam.
- Israel clamou a Deus e Ele ouviu-os e desejou livrá-los. Para fazer isso, Deus deveria levantar um líder e um exército de
Israel para lutar contra os cruéis midianitas.
- Ele chamou um humilde lavrador (Gideão) para levantar um exército poderoso. Agora o exército de Gideão era primeiro de 32.000 recrutas FRACOS, depois 300 FORTES!
- Muitas vezes há realmente fraqueza em número quando Deus não está nele! (Ver Levitico 26:8)
- A covardia é contagiosa entre os soldados em guerra! Paulo disse uma vez que, quando ele era fraco na carne, então ele era forte no Senhor por Sua graça! (II Coríntios 12:10).
3. Uma pequena arma com Deus; é muito.
- Em tempo de guerra, um exército grande, avançada tecnologia e armamento pode significar a diferença entre vitória e derrota.
- Nos tempos antigos da Bíblia, os reis pagãos e os generais, confiavam em seus números, carros e armas. Mas Israel tinha a melhor arma secreta de todos – a sua fé em Deus! (Salmos 20:7; Isaías 31:1).
- Lembra-se da vara de Moisés? (Êxodo 4:1-5, 17, 20).
- A funda de Davi? (I Samuel 17:40, 49).
- Sangar e a aguilhada de bois? (Juízes 3:31).
- Sansão e a queixada de jumento? (Juízes 15:14-16).
Lição: Em qualquer guerra ou de luta da vida, Deus pode usar qualquer coisa insignificante que já está em nossas mãos para nos dar a vitória!
4. Um pouco de dinheiro com Deus; é muito. Marcos 12:42-44.
- O presidente John F. Kennedy no seu discurso de posse em 1961, disse: “Meus compatriotas, não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por seu país”.
- No reino espiritual, poderíamos dizer a todo o cristão: “Não pergunte o que o Senhor pode dar a você, pergunte o que você pode dar para o Senhor”.
- A atitude predominante do mundo é: “tenha tudo o que pode e tudo você pode ter”, mas Deus diz de maneira diferente em Provérbios 11:24 “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda”
- Observe que o Senhor Jesus não criticou ou humilhou aqueles que deram maiores ofertas, mas Ele preferia que seus discípulos soubessem que Deus valorizava a oferta oferecida por aquilo que o doador conserva depois que a doação foi dada!
- Exemplos bíblicos de dar no mais alto nível:
O que Deus deu: “… Ele deu o seu Filho unigênito…” (João 3:16).
O que Jesus ​​deu: Sua vida. Jesus disse: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos
seus amigos”. (João 15:13).
O que o cristão deve dar: Em Romanos 12:1, Paulo escreve: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.
Lição: Nosso Pai Celestial avalia nosso dar não tanto pelo tamanho ou quantidade de algo que damos, mas quanto temos após o presente ser dado!
Conclusão: A verdade é que o pouco é muito quando Deus está nele! Seja fiel e bom no pouco que Deus lhe deu agora para que Ele, certamente abençoe e recompense-o com muito mais em Sua perfeita vontade e tempo. Lucas 16:10 – “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito”.
Pr. Aldenir Araújo
Fonte: Sermão Online
Obrigado por nos visitar! Gostou do nosso artigo?
Deixe seu comentário sobre esse artigo, opine, debata, esse é seu espaço!

0 comentários:

Postar um comentário