Os Dois Pedidos

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Compartilhe esse artigo:
Vítor ainda não tinha dez anos, mas como a maioria das crianças, era curioso, e queria saber tudo.

Ele brincava como normalmente fazia, depois de voltar da escola, quando, de repente, foi até a cozinha onde a mãe estava. E, foi logo perguntando:
- Mamãe, o que você e o papai querem que eu seja quando crescer?
A mãe deixou o que estava fazendo de lado, se abaixou para ficar mais perto de Vítor, ficou alguns segundos parada olhando nos olhos dele, e, então, respondeu fazendo outra pergunta:
- Por que quer saber disso agora, meu amor?

Vítor, sem ter consciência da real importância de sua pergunta, deu um suspiro e falou:

  • Ah, mamãe, hoje, na escola meu amigo me disse que ele vai ser médico porque seu avô é médico e seu pai também. Então, fiquei pensando nisso. O que você e o papai querem que eu seja quando eu ficar grande?

Vítor disse isso, e parecia apreensivo, queria logo saber a resposta da mãe.
E a mãe, por sua vez, com um misto de surpresa e orgulho do filho, o abraçou e disse:
- Meu filho querido, eu tenho apenas dois pedidos para fazer a você. Quero que você seja correto e que seja feliz.

Disse isso, deu um suave beijo na testa de Vítor e voltou para a cozinha.

Mas o menino ficou insatisfeito com a resposta da mãe, e pensando que ela não tinha entendido o que havia perguntado, foi atrás dela e disse:

  • Não, mamãe! Você não me entendeu. Eu quero saber o que você e o papai querem que eu seja quando eu crescer?
    A mãe, então, percebendo que o filho queria mais explicações, começou a falar:
    - A escolha da sua profissão, meu filho, cabe apenas a você. Isso não compete nem a mim e nem ao seu pai, e muito menos nos causa maiores preocupações. O que queremos de você é outra coisa. Como eu disse antes, tenho apenas dois pedidos a fazer para você. Vou repeti-los e explicá-los.

Vítor, então, ficou prestando atenção no que a mãe começou a dizer.

E a mãe falou:

  • Quero que você seja correto. Isso significa que espero que você escolha o caminho do bem sempre, mesmo que ele seja mais longo ou mais difícil. Quero que pense nas conseqüências dos seus atos, para você e também para os outros. Quero que não tenha medo da verdade, nem dajustiça. Ao contrário, que as busque sempre com tranqüilidade e persistência.

Vítor estava atento às palavras da mãe. E, ela continuou:

  • O segundo pedido, que é tão importante quanto o primeiro, é que você seja feliz. Isso quer dizer que espero que, apesar das dificuldades da vida, você tenha sempre confiança em Deus. Que acredite na justiça divina e que jamais se entregue ao sofrimento. Que você tenha o coração cheio de amor e de coragem para seguir em frente, sempre.
    Os olhos de Vítor estavam brilhando, e desta vez, ele tinha entendido o que sua mãe queria dizer.
    Ao perceber isso, a mãe deu um beijo no rosto dele e concluiu:
  • Para mim, meu filho, o que interessa é como você vai ser e não o título que vai carregar.


LIÇÃO DE VIDA:
As vezes, mesmo sem perceber, tentamos realizar nossos sonhos frustrados através de nossos filhos. E os tornamos pessoas infelizes.

Se queremos a felicidade de nossos filhos, devemos fazer a nossa parte; ou seja, os orientando no caminho da integridade. Pois de nada adianta serem doutores na profissão, mas medíocres como seres humanos!!!

Obrigado por nos visitar! Gostou do nosso artigo?
Deixe seu comentário sobre esse artigo, opine, debata, esse é seu espaço!

0 comentários:

Postar um comentário