Árvore da Vida

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Compartilhe esse artigo:
Lúcia chegou em casa depois de uma festa de confraternização em sua empresa. Cansada, tomou um banho e foi se deitar. O marido tinha viajado e chegaria na manhã seguinte. Mas ela não parava de pensar. Era mais um ano que estava indo embora. Depois de um certo tempo, já mais relaxada, dormiu. E, começou a sonhar.

No sonho ela estava andando no meio de um bosque. Cada passo que dava, encontrava uma árvore com a foto de uma pessoa que passou por sua vida. Percebeu que eram da época de infância, gente com quem nunca mais teve contato ou notícias há muitos anos. Parecia um filme, com as imagens de seu passado, e Lúcia chegava perto de cada uma dessas árvores.

Ela percebeu que, conforme se aproximava, as pessoas iam mudando, representando assim, cada etapa de sua vida. Então, se lembrou da emoção do primeiro amor, naquela árvore onde havia uma foto de seu primeiro namorado. Se lembrou da inocência e da pureza daquele amor que teve tanta dificuldade para conquistar.

Lúcia parecia estar sendo levada por uma “mão invisível”.
Então percebeu que já estava ficando adulta. As árvores já não eram tão verdes. O tempo já não era tão ensolarado, mas mesmo assim, ela teve prazer de relembrar alguns bons momentos como a formatura, os amigos do colégio, professores, a faculdade, o casamento...

Na árvore do primeiro filho, Lúcia chorou de emoção, se lembrando da alegria de trazer a vida. Já na fileira de árvores logo adiante, ela leu a seguinte inscrição: “Aqueles que partiram”. Cada uma trazia fotos de pessoas queridas que faleceram deixando um grande vazio em sua vida. Pais, avós, tios, amigos...uma recordação rápida de cada um a fez sentir uma grande saudade, e ela chorou.

Logo depois, Lúcia levou um grande susto, sentiu seus pés afundando. Estava no meio de uma lama, onde só havia árvores secas. E, para sua surpresa, fotos das pessoas que ela tinha ferido ou magoado por algum motivo. Fotografias que não tinha coragem de olhar. Algumas eram pessoas que a feriram muito. Outras, que a enganaram, a traíram. Mas Lúcia não conseguia sentir ódio, raiva. Mas sim, vergonha.

E se perguntava:”como vou reparar nessas árvores? Como vou fazê-las renascer? Como acabar com as mágoas?”
Para aquelas pessoas que Lúcia julgava lhe terem feito mal, ela sentia que poderia perdoá-las de verdade, do fundo de seu coração. Mas uma dúvida cruel a incomodava; como perdoar aqueles que a queriam mal?
Para surpresa de Lúcia, a resposta estava logo abaixo de cada fotografia, onde se lia: “Aqui está uma árvore seca na sua história. Para fazê-la renascer, é preciso o adubo do perdão, a vitamina do amor, a energia da alegria e o sol da sinceridade. Portanto, dobre os joelhos e faça uma oração pedindo a Deus para trazer nova vida a essa árvore.”

Nesse momento, Lúcia, acorda com um barulho. Seu marido tinha acabado de chegar. Antes que ele entrasse no quarto, ela se sentou na cama relembrando do sonho, onde aprendeu uma grande lição que a fez sentir uma estranha, mas boa sensação. Então, disse para si mesma: “Agora eu sei que, para florescer a árvore da vida, precisamos retirar os galhos ruins da nossa visão mesquinha e fazer amigos por onde passarmos. Se alguém ficar magoado com nossas atitudes ou nos magoarmos com quem quer que seja, o perdão é a única solução, e para aprender a perdoar, a oração é o caminho seguro.

LIÇÃO DE VIDA: O ano está indo embora. Faça uma retrospectiva de tudo o que você fez.
Se na árvore da sua vida ainda existem galhos ruins, inúteis, retire-os e deixe que novos galhos renasçam.
Deixe tudo de ruim para trás. Comece um novo ano com muito amor, perdão, solidariedade, harmonia e paz!!!
Comece agora!!!
Obrigado por nos visitar! Gostou do nosso artigo?
Deixe seu comentário sobre esse artigo, opine, debata, esse é seu espaço!

0 comentários:

Postar um comentário