Um pacote de bondade

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Compartilhe esse artigo:
o final de mais um dia de aula, a professora da segunda série, pediu a sua turma:
- Atenção! amanhã quero que tragam um pacote de macarrão para nosso trabalho de artesanato. Agora podem ir e aproveitem bem o dia.
Jéferson, um dos alunos, foi para casa, mas estava incomodado com as palavras da professora, que não saíam de sua cabeça. Ele estava com medo do dia seguinte porque sabia que não teria macarrão em casa. Sua família era muito pobre e raramente tinha comida dentro de casa, mas sempre podia se encontrar garrafas de cerveja.
Ao entrar em casa, Jéferson pensou: “E agora, onde vou arrumar um pacote de macarrão?”
De repente, se lembrou de um depósito de bebidas na cidade, que pagava vinte centavos por cascos de cerveja. Então, decidiu juntar alguns para ver se conseguia o dinheiro para comprar o macarrão.
Em pouco tempo conseguiu uma boa quantidade de garrafas. Correu no depósito, junto com o irmão mais novo, Júlio, pois tinham uma missão e ninguém poderia pará-los.
Quando chegaram no depósito, as garrafas foram trocadas por dois reais. Quando Jéferson e o irmão viram aquele dinheiro, ambos ficaram eufóricos e felizes, se sentiram ricos.

Logo seguiram para o supermercado em busca do pacote de macarrão. Assim que entraram sentiram um delicioso cheiro de pão feito na hora. Jéferson notou que Júlio estava louco para saborear aquele pão quentinho.

Apesar de saber que não deveria gastar o dinheiro, não conseguiu resistir, e resolveu satisfazer o desejo do irmão. Comprou dois pães e dois sonhos.

Ao chegaram em casa, ficaram muito tristes, pois seus pais estavam bêbados, como sempre. Jéferson e Júlio, rapidamente foram para o quarto onde comeram os pães e os sonhos.
No dia seguinte, na escola, Jéferson ficou angustiado quando a professora perguntou se havia trazido o pacote de macarrão. Com medo e ao mesmo tempo um pouco e vergonha, ele respondeu:

- Não ... não trouxe, professora.
A professora, indignada, fez outra pergunta:
- Você não escutou quando pedi que todos trouxessem macarrão, Jéferson?
Jéferson ficou nervoso e sem saber o que dizer, já que as outras crianças começavam a rir dele. Neste instante, Rosa, uma coleguinha que se sentava ao seu lado o socorreu e disse baixinho:
- Tome, Jéferson, pode usar este. Eu trouxe o suficiente para nós dois.

O tempo passou...

Jéferson jamais se esqueceu do gesto de Rosa, que o fez viver sem rancores, apesar das dificuldades que teve dentro de sua própria família. Seus pais eram alcoólatras, e por isso, ele e o irmão nem sempre tinham o que comer.
Hoje, Jéferson, já um adulto, casado, leva a filha de oito anos à escola com seu próprio pacote de macarrão. E, sempre que se lembra do “presente”, daquele “pacote de bondade” que Rosa lhe deu, faz uma oração silenciosa agradecendo por todas as pessoas que como Rosa, fazem deste mundo um lugar melhor para se viver.

LIÇÃO DE VIDA: Contribua sempre, pois assim, faremos do mundo um lugar melhor para se viver. Um novo ano se aproxima. Vamos distribuir muitos pacotes de bondade?
Obrigado por nos visitar! Gostou do nosso artigo?
Deixe seu comentário sobre esse artigo, opine, debata, esse é seu espaço!

0 comentários:

Postar um comentário