De quem é a culpa?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Compartilhe esse artigo:



Por Rev. Danilo Cassemiro de Campos


Olhando para a história de nossos primeiros pais, Adão e Eva, quando caíram, pecando contra Deus, sempre surge a pergunta: afinal, de quem foi a culpa? Da serpente, da mulher ou do homem? 


Olhando os textos que se seguem depois do pecado original, vemos um acusando o outro, diz o homem: - foi a mulher que tu me deste; e a mulher por sua vez: - a serpente me enganou e eu comi.  


Interessante que ninguém nesta história admitiu a sua culpa, apesar disso vemos que sentiram-se culpados, até se esconderam de Deus, fato que precedeu essa confrontação do Criador. Mas a resposta é na verdade simples: a mulher, o homem e a serpente foram culpados. Digo isso porque cada um teve de arcar com as consequências de seus atos e até o resto da própria natureza sofreu com isso.


Desde então a raça humana caminha com sentimentos de culpa e sempre procura achar o culpado por uma coisa ou outra. Bem a natureza não era culpada, mas acabou sofrendo as consequências.




Uma das culpas que lidamos dentro da igreja é sobre a permanência ou não dos filhos de crentes nela. Isso porquê muitas vezes, apesar da criação rígida, outras até por conta dela mesma, os jovens se afastam dos ensinamentos e exemplo de vida dos pais. Aí vem a pergunta título: “afinal, de quem é a culpa?”




Se por um lado, no caso de nossos primeiros pais, a culpa era de todos, nesta situação, ambos estão absolvidos. Reflita comigo, o que dizem as Sagradas Escrituras?


Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. Provérbios 22. 6 (NVI)


Quando olhamos para esse versículo temos de entender qual é a responsabilidade em questão. O fato é que somos responsáveis por ensinar, dar exemplo prático, mas não temos o poder de converter, de transformar a vida dos filhos como que num passe de mágica.




Então encontramos uma outra passagem que corelaciona-se com a anteriormente citada:


Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Provérbios 16.1 (NVI).


Ou seja, tudo que concretiza-se de fato em nossa vida, passa pela soberania de Deus sobre todas as coisas. Um outro texto mostra claramente isso:

"Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações". Jeremias 1.5


Veja que é Deus quem escolhe, quem encaminha para dentro de seus propósitos. Mas o que dizer àqueles que mesmo assim não conseguem se libertar da culpa? Cito então um último versículo:


Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. Filipenses 1.6


Digam isso aos seus filhos e orem sempre por eles, pois a semente do evangelho está ali, o que cabia a vocês foi feito, resta entregar e esperar naquele que dá vida a todas as coisas.

Obrigado por nos visitar! Gostou do nosso artigo?
Deixe seu comentário sobre esse artigo, opine, debata, esse é seu espaço!

0 comentários:

Postar um comentário