Vocalizes parte 06 - para locução

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Compartilhe esse artigo:

Hoje vamos falar especialmente sobre falar musicalmente, ou melhor, a técnica conhecida como vocalize de locução.
Chega um momento onde é preciso abordar os textos. É um problema delicado que exige a resolução da qualidade do timbre, da amplitude vocal, da homogeneidade, do alcance, da afinação, associadas às mudanças de intensidade, de extensão e de duração.
Para ultrapassar estas diferentes dificuldades, vários procedimentos podem ser propostos:
Falar o texto em voz alta, para que o ouvido se habitue à diferenciação das vogais e à clareza das consoantes, caso contrário pode acontecer a um cantor, acostumado a uma certa cor de voz - por exemplo, a voz sombria -, acreditar estar articulando corretamente e estar sendo compreendido, quando na realidade cada sonoridade está maculada de um colorido anormal que torna o texto incompreensível.
Cantar o mesmo texto na mesma nota, subindo em semi-tons do sol 3 ao ré 4, para uma soprano.





- Vocalizar a melodia com uma vogal particularmente favorável a fim de se conscientizar das modificações do volume das cavidades de ressonância e do deslocamento da sensação vibratória impostas pela frase cantada.





- Unir o texto e a melodia conservando na memória aquilo que foi realizado e percebido anteriormente.





Após ter assimilado a técnica, restará ao cantor abordar as obras clássicas, o repertório contemporâneo e ter a sabedoria de recusar tudo aquilo que estiver fora do seu alcance e de suas possibilidade vocais.

Obrigado por nos visitar! Gostou do nosso artigo?
Deixe seu comentário sobre esse artigo, opine, debata, esse é seu espaço!

0 comentários:

Postar um comentário