Cuidados para preservar as cordas vocais

terça-feira, 19 de abril de 2011

Compartilhe esse artigo:

O som que vem da vibração das cordas vocais, na laringe, é chamado de voz. Ela é diferente dependendo do sexo, idade e da personalidade. Por ser um meio de comunicação, a voz é indispensável para a maioria das pessoas, importante para várias profissões.No sábado, 16 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Voz. E para cuidar das cordas vocais, a laringologista, Luciana Watanabe, dá algumas dicas.


"Tem que falar com uma técnica adequada procurando respirar, falar pausadamente.Evitar ficar muito tempo com a garganta seca então estar se hidratando toda hora, bebendo líquido toda hora. Quando a pessoa já está com a voz rouca tem que fazer um pouquinho do que a gente chama de repouso da voz que é evitar de falar muito. E sempre evitar de gritar, falar muito alto em lugar que está muito ruidoso também. Evitar ficar pigarreando sem necessidade, tossindo."


Segundo a médica, cuidados com a alimentação também são necessários. A auxiliar administrativo, Ana Rute da Cruz Pessoa, de 27 anos, que participa de bandas e coral, explica como faz para manter sempre saudável a voz.
"Evito alimentos gordurosos, frituras. Costumo comer muita fruta e sempre evito abusar da minha voz, forçar. Sempre vou no meu limite de voz mesmo."


A médica LucianaWatanabeainda reforça que tomar bebidas alcoólicas, café em excesso e fumar são hábitos que podem comprometer a saúde das cordas vocais.
Obrigado por nos visitar! Gostou do nosso artigo?
Deixe seu comentário sobre esse artigo, opine, debata, esse é seu espaço!

0 comentários:

Postar um comentário