Os cuidados com a saúde no inverno

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Compartilhe esse artigo:


O inverno teve início na última terça-feira, 21 de junho. É hora de se preparar para enfrentar o frio intenso e proteger a saúde.


No Brasil, as características do inverno mudam conforme a região: no Sul e Sudeste, o clima se apresenta frio e sem tantas chuvas; no Centro-Oeste o clima se mantém seco; e no Nordeste, o inverno é mais chuvoso. É a época do ano em que aumentam os casos de gripe, resfriados e alergias, por conta da queda da  temperatura, o aumento dos ventos  e a diminuição da umidade relativa do ar.


A melhor forma de prevenir possíveis gripes e resfriados é estar sempre agasalhado, manter uma alimentação saudável e equilibrada e aumentar a ingestão de líquidos onde o clima se apresenta mais seco. E quando falamos de líquidos, o melhor é optar por água filtrada ou mineral e sucos de frutas sem açúcar. Refrigerantes e sucos artificiais não são uma opção saudável.


É importante se manter sempre agasalhado mesmo durante a prática de exercícios. Prevenção nunca é demais: que tal se vacinar contra os vários tipos de gripe? Tais vacinas são disponibilizadas na rede pública e privada.


Além desses cuidados básicos, é também fundamental para prevenir doenças típicas dessa época:


Evitar lugares fechados, úmidos ou com grande aglomeração de pessoas, principalmente pelos indivíduos que apresentam histórico de doenças respiratórias.
Usar soro fisiológico ou soluções de cloreto de sódio nas narinas para prevenir a irritação em dias secos
Evitar a exposição prolongada em ambientes aquecidos artificialmente
Evitar banhos com água muito quente, pois provocam ressecamento da pele
Pessoas com histórico de alergias devem ficar atentas aos roupas de cama felpudas que podem soltar pelos e causar reações alérgicas.   
Obrigado por nos visitar! Gostou do nosso artigo?
Deixe seu comentário sobre esse artigo, opine, debata, esse é seu espaço!

0 comentários:

Postar um comentário