Amigo De Deus

Todos

AMIGO DE DEUS PARA TODAS AS LÍNGUAS

MURAL DE RECADOS

Seguidores

DIVULGUE O AMIGO DE DEUS

Copie nosso código e adicione em seu site! Seja nosso parceiro! ATENÇÃO PARCEIROS: Favor modificar o banner!

A névoa do coração partido...

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Certa vez estava passando pela pior fase da minha vida ate agora... Quando um grande amigo meu me passou essa mensagem... Ela me ajudou a ver a vida de uma outra forma. Decidi compartilhar com vocês...




A névoa do coração partido. É uma névoa escura que dissimuladamente aprisiona a alma e aparta a fuga fácil. É a nuvem pesada que não honra hora nem respeita pessoa. Depressão, desencorajamento, desapontamento, dúvida... todos são companhias desta horrível presença.
A névoa do coração partido desorienta nossa vida. Ela faz com que seja difícil ver a estrada. Ofusque suas luzes. Limpe o pára-brisa. Diminua a velocidade. Faça o que você quiser, nada ajuda. Quando esta névoa nos cerca, nossa visão é bloqueada e o dia de amanhã está longe para sempre. Quando esta escuridão nos cobre, as palavras mais profundas de ajuda e de esperança são frases vagas.

Se você alguma vez foi traído por um amigo, você sabe o que eu quero dizer. Se você alguma vez foi largado por um cônjuge ou abandonado pelo pai ou pela mãe, você viu esta névoa. Se você alguma vez colocou uma pá com terra no caixão de uma pessoa amada ou manteve vigília ao lado de uma pessoa querida, você também reconhece esta nuvem.

Se você já esteve nesta névoa, ou está agora, pode ter certeza de uma coisa – você não está só. Até os capitães dos mares mais salgados perderam seus rumos por causa do aparecimento desta nuvem indesejável. Como o humorista disse, “Se corações partidos fossem comerciais, todos nós estaríamos na TV.”

Pense nos últimos dois ou três meses. Quantas pessoas com o coração partido você encontrou? Quantas almas feridas você atestou? Sobre quantas histórias de tragédia você leu?

Minha própria reflexão é racional:
A mulher que perdeu seu marido e filho em uma estranha destruição do carro.
A encantadora mãe de três filhos que foi abandonada por seu marido.
A criança que foi atingida e morta por um caminhão de lixo que passava quando ela descia do ônibus escolar. Sua mãe, que estava esperando por ela, assistiu à tragédia.
Os pais que encontraram seu filho adolescente morto na mata atrás de sua casa. Ele se enforcou em uma árvore com seu próprio cinto.

A lista continua mais e mais, não é? Tragédias nebulosas. Como elas cegam nossa visão e destroem nossos sonhos! Esqueça quaisquer expectativas grandiosas de alcançar o mundo. Esqueça quaisquer planos de mudar a sociedade. Esqueça quaisquer aspirações de mover montanhas. Esqueça tudo. Apenas me ajude a atravessar a noite!

O sofrimento dos que estão com o coração partido.
Vá comigo por um momento testemunhar o que talvez tenha sido a noite mais nebulosa na história. A cena é muito simples; você irá reconhecê-la rapidamente. Um bosque de oliveiras desfiguradas. O terreno com grandes pedras amontoadas desordenadamente. Uma cerca baixa de pedras. Uma noite muito escura.

Agora, olhe para dentro da cena. Olhe minuciosamente através da folhagem escura. Vê aquela pessoa? Vê aquela figura solitária? O que Ele está fazendo? Derrubado no chão. O rosto manchado com sujeira e lágrimas. O punho socando a terra dura. Os olhos arregalados atônitos de medo. O cabelo emaranhado com suor salgado. Aquilo é sangue em Sua testa?

É Jesus. Jesus no Jardim do Getsêmani.

Talvez você tenha visto o retrato clássico de Cristo no jardim. Ajoelhado ao lado de uma pedra grande. Com uma toga branca como a neve. As mãos tranqüilamente dobradas em oração. Uma aparência de serenidade em Seu rosto. Uma auréola sobre Sua cabeça. Uma luz do céu iluminando Seu cabelo marrom dourado.

Agora, não sou artista, mas posso dizer uma coisa para você. O homem que pintou este quadro não usou o evangelho de Marcos como padrão. Olhe o que Marcos escreveu sobre aquela noite dolorosa. Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: “Sentem-se aqui enquanto vou orar”. Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. E lhes disse: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem”. Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora. E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”. Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Simão”, ele disse a Pedro, “você está
dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Mais uma vez ele se afastou e orou, repetindo as mesmas palavras. Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Eles não sabiam o que lhe dizer. Voltando pela terceira vez, ele lhes disse: “vocês ainda dormem e descansam? Basta! Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai!” 

Olhe para aquelas frases. “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal”. “Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava”.

Isto parece uma cena de um Jesus santo descansando na palma de Deus? Dificilmente. 

1. Marcos usou um quadro preto para descrever a cena. Vemos um Jesus lutador, tenso e  agonizante. Vemos “um homem de dores”. 
2 Vemos um homem brigando com medo, lutando com compromissos, e ansiando por alívio. 

Vemos Jesus na névoa de um coração partido.

O escritor de Hebreus escreveria mais tarde, “Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, Àquele que o podia salvar da morte”. 

Cara, que retrato! Jesus está sofrendo. Jesus está na fase do medo. Jesus está encoberto, não em santidade, mas em humanidade.

Da próxima vez que a névoa o encontrar, você faz bem em lembrar de Jesus no jardim. Da próxima vez que você pensar que ninguém entende, releia o décimo quarto capítulo de Marcos. Da próxima vez que sua auto-piedade o convencer de que ninguém se importa, faça uma visita ao Getsêmani. E da próxima vez que você perguntar a si mesmo se Deus realmente compreende a dor que impera neste planeta poeirento, ouça-o suplicando entre as árvores desfiguradas.

Aqui está o meu objetivo. Ver que este Deus se preocupa com nosso próprio sofrimento. Deus nunca foi mais humano do que nesta hora. Deus nunca esteve mais perto de nós do que quando Ele sofreu. A Encarnação nunca foi tão satisfeita como no jardim.

Como resultado, o tempo gasto na névoa da dor poderia ser o maior presente de Deus. Poderia ser a hora em que nós finalmente veríamos nosso Criador. Se for verdade que no sofrimento Deus é mais como o homem, talvez em nosso sofrimento possamos ver Deus como nunca antes.

Se você está à deriva na névoa do divórcio, lembre-se: este momento de sofrimento pode ser o mais perto que você alguma vez chegará de Deus. Olhe cuidadosamente. A mão que se estende para guiá-lo para fora da névoa poderia muito bem ser uma mão perfurada.


Quando eu Chorar

Você esta ai na sombra da tristeza... tentando demonstrar alegria mas sabe que o seu interior pode estar destruído... leia! Se você conhece alguém que esta assim... Indique.




Nem sempre quando eu chorar, e a dor eu não puder suportar
Vou tentar me levantar, sem forças pra caminhar, e parecer que estou no fim.



Não pense que eu desisti... Que abandonei o meu Senhor.
Talvez a minha dor, seja um teste para teu amor.
Preciso de você, pra me levantar


Deixe que o amor de Deus,
entre no seu coração.
E quando ouvir o seu irmão sofrer sozinho...
Estenda para ele a sua mão.


No mundo so se vive uma vez. 
E só se colhe frutos do que se plantar.
As mãos que você hoje, ajudar a levantar.
Vão aprender a amar, e um dia levantar alguém
que pode até mesmo ser... Você



Estréia - Clube da música

Uma música pode te dizer muita coisa... Pode declarar um sentimento, pode impactar no seu mais profundo íntimo... Onde ninguém conhece. A música tem esse jeito intrometido... Que chega e invade nossos sentimentos sem pedir licença.


O Amigo de Deus por meio dessa novo quadro vai dizer mensagens de músicas que tocou no mais profundo dos nossos sentimentos. E temos certeza, que numa hora certa você usará e se lembrará dessa música que leu aqui.
A música não tem o poder apenas de ter uma melodia... Não! Nada é em vão.
O objetivo dela é transmitir nosso sentimento de uma outra maneira... uma maneira cantada.


Bem vindo ao clube da música!

Ilustração - Porta Retrato de Deus


Se Deus tivesse um porta-retrato, seu retrato estaria nele.
Se Deus tivesse uma carteira levaria sua foto nela.
Deus te manda flores em toda a primavera, e, eventualmente em outras estações do ano.
Deus permite que todos os dias você acorde para contemplar Suas belezas.
Ele te manda o nascer do sol a casa manhã.
E a qualquer momento que você quiser conversar, por meio de Seu Filho Jesus, Ele te ouve.
Ele poderia morar em qualquer lugar do universo, mas Ele preferiu seu coração.
Será que, ao chegar ao seu coração, Ele encontrou um pequeno espaço reservado?
Encare isso, meu amigo (a) – Deus nos ama! Deus nos amou primeiro! “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro”. (I João 4:19). Mas agora precisamos amá-Lo também.
Autor: Desconhecido

O Tamanho do Mundo – Ilustração


 
Um pintinho pergunta para seu pai:
- Pai, o mundo termina ali, na cerca?

O pai dá uma gostosa gargalhada e diz:
- Não, meu filho… o mundo é muito maior do que isso. Venha, vou lhe mostrar uma coisa.

Então o galo sobe no telhado mais alto da fazenda e leva seu filhote consigo. O menino fica admirado com aquela nova e magnífica visão do mundo e compreende porque seu pai riu tanto, pois o cercado do galinheiro (que para ele era um mundo), agora era apenas um pequeno detalhe naquela bela paisagem.
O galo, então, todo orgulhoso, lhe pergunta:
- Está vendo aquelas montanhas lá adiante?
- Sim, papai!
- Pois é, meu filho, é lá que o mundo termina.
- Uauuuu… exclamou o pequenino.

Autor desconhecido.
Fonte: Site do Pastor

Saude em Foco: Diabetes


Sinônimos:

Diabetes, hiperglicemia

Nomes populares:
Açúcar no sangue, aumento de açúcar

O que é ?

Doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características.

O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.

Apresenta diversas formas clínicas, sendo classificado em:
 

    Diabetes Mellitus tipo I:

Ocasionado pela destruição da célula beta do pâncreas, em geral por decorrência de doença auto-imune, levando a deficiência absoluta de insulina.
    Diabetes Mellitus tipo II:

Provocado predominantemente por um estado de resistência à ação da insulina associado a uma relativa deficiência de sua secreção.
    Outras formas de Diabetes Mellitus:

quadro associado a desordens genéticas, infecções, doenças pancreáticas, uso de medicamentos, drogas ou outras doenças endócrinas.
    Diabetes Gestacional:

Circunstância na qual a doença é diagnosticada durante a gestação, em paciente sem aumento prévio da glicose.

Como se desenvolve?

Conforme pode ser observado no item acima (formas clínicas), são várias as causas do DM.

No DM tipo I, a causa básica é uma doença auto-imune que lesa irreversivelmente as células pancreáticas produtoras de insulina (células beta). Assim sendo, nos primeiros meses após o início da doença, são detectados no sangue dos pacientes, diversos anticorpos sendo os mais importantes o anticorpo anti-ilhota pancreática, o anticorpo contra enzimas das células beta (anticorpos antidescarboxilase do ácido glutâmico - antiGAD, por exemplo) e anticorpos anti-insulina.

No DM tipo II, ocorrem diversos mecanismos de resistência a ação da insulina, sendo o principal deles a obesidade, que está presente na maioria dos pacientes.

Nos pacientes com outras formas de DM, o que ocorre em geral é uma lesão anatômica do pâncreas, decorrente de diversas agressões tóxicas seja por álcool, drogas, medicamentos ou infecções, entre outras.

O que se sente ?
Os sintomas do DM são decorrentes do aumento da glicemia e das complicações crônicas que se desenvolvem a longo prazo.

Os sintomas do aumento da glicemia são:


 *sede excessiva
 *aumento do volume da urina,
 *aumento do número de micções
 *surgimento do hábito de urinar à noite
 *fadiga, fraqueza, tonturas
 *visão borrada
 *aumento de apetite
 *perda de peso.

Estes sintomas tendem a se agravar progressivamente e podem levar a complicações severas que são a cetoacidose diabética (no DM tipo I) e o coma hiperosmolar (no DM tipo II).

Os sintomas das complicações envolvem queixas visuais, cardíacas, circulatórias, digestivas, renais, urinárias, neurológicas, dermatológicas e ortopédicas, entre outras.
 

    Sintomas visuais:

O paciente com DM descompensado apresenta visão borrada e dificuldade de refração. As complicações a longo prazo envolvem diminuição da acuidade visual e visão turva que podem estar associadas a catarata ou a alterações retinianas denominadas retinopatia diabética. A retinopatia diabética pode levar ao envolvimento importante da retina causando inclusive descolamento de retina, hemorragia vítrea e cegueira.

    Sintomas cardíacos:

Pacientes diabéticos apresentam uma maior prevalência de hipertensão arterial, obesidade e alterações de gorduras. Por estes motivos e, principalmente se houver tabagismo associado, pode ocorrer doença cardíaca. A doença cardíaca pode envolver as coronárias, o músculo cardíaco e o sistema de condução dos estímulos elétricos do coração. Como o paciente apresenta em geral também algum grau de alteração dos nervos do coração, as alterações cardíacas podem não provocar nenhum sintoma, sendo descobertas apenas na presença de sintomas mais graves como o infarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca e as arritmias.
    Sintomas circulatórios:
Os mesmos fatores que se associam a outras complicações tornam mais freqüentes as alterações circulatórias que se manifestam por arteriosclerose de diversos vasos sangüíneos. São freqüentes as complicações que obstruem vasos importantes como as carótidas, a aorta, as artérias ilíacas, e diversas outras de extremidades. Essas alterações são particularmente importantes nos membros inferiores (pernas e pés), levando a um conjunto de alterações que compõem o "pé diabético". O "pé diabético" envolve, além das alterações circulatórias, os nervos periféricos (neuropatia periférica), infecções fúngicas e bacterianas e úlceras de pressão. Estas alterações podem levar a amputação de membros inferiores, com grave comprometimento da qualidade de vida.

    Sintomas digestivos:

Pacientes diabéticos podem apresentar comprometimento da inervação do tubo digestivo, com diminuição de sua movimentação, principalmente em nível de estômago e intestino grosso. Estas alterações podem provocar sintomas de distensão abdominal e vômitos com resíduos alimentares e diarréia. A diarréia é caracteristicamente noturna, e ocorre sem dor abdominal significativa, freqüentemente associado com incapacidade para reter as fezes (incontinência fecal).

  Sintomas renais:

O envolvimento dos rins no paciente diabético evolui lentamente e sem provocar sintomas. Os sintomas quando ocorrem em geral já significam uma perda de função renal significativa. Esses sintomas são: inchume nos pés (edema de membros inferiores), aumento da pressão arterial, anemia e perda de proteínas pela urina (proteinúria).

Sintomas urinários:

Pacientes diabéticos podem apresentar dificuldade para esvaziamento da bexiga em decorrência da perda de sua inervação (bexiga neurogênica). Essa alteração pode provocar perda de função renal e funcionar como fator de manutenção de infecção urinária. No homem, essa alteração pode se associar com dificuldades de ereção e impotência sexual, além de piorar sintomas relacionados com aumento de volume da próstata.

    Sintomas neurológicos:

O envolvimento de nervos no paciente diabético pode provocar neurites agudas (paralisias agudas) nos nervos da face, dos olhos e das extremidades. Podem ocorrer também neurites crônicas que afetam os nervos dos membros superiores e inferiores, causando perda progressiva da sensibilidade vibratória, dolorosa, ao calor e ao toque. Essas alterações são o principal fator para o surgimento de modificações na posição articular e de pele que surgem na planta dos pés, podendo levar a formação de úlceras ("mal perfurante plantar"). Os sinais mais característicos da presença de neuropatia são a perda de sensibilidade em bota e luva, o surgimento de deformidades como a perda do arco plantar e as "mãos em prece" e as queixas de formigamentos e alternância de resfriamento e calorões nos pés e pernas, principalmente à noite.

    Sintomas dermatológicos:

Pacientes diabéticos apresentam uma sensibilidade maior para infecções fúngicas de pele (tinha corporis, intertrigo) e de unhas (onicomicose). Nas regiões afetadas por neuropatia, ocorrem formações de placas de pele engrossada denominadas hiperceratoses, que podem ser a manifestação inicial do mal perfurante plantar.
    Sintomas ortopédicos:

A perda de sensibilidade nas extremidades leva a uma série de deformidades como os pés planos, os dedos em garra, e a degeneração das articulações dos tornozelos ou joelhos ("Junta de Charcot").

Como o médico faz o diagnóstico ?


O diagnóstico pode ser presumido em pacientes que apresentam os sintomas e sinais clássicos da doença, que são: sede excessiva, aumento do volume e do número de micções (incluindo o surgimento do hábito de acordar a noite para urinar), fome excessiva e emagrecimento. Na medida em que um grande número de pessoas não chega a apresentar esses sintomas, durante um longo período de tempo, e já apresentam a doença, recomenda-se um diagnóstico precoce .

O diagnóstico laboratorial do Diabetes Mellitus é estabelecido pela medida da glicemia no soro ou plasma, após um jejum de 8 a 12 horas. Em decorrência do fato de que uma grande percentagem de pacientes com DM tipo II descobre sua doença muito tardiamente, já com graves complicações crônicas, tem se recomendado o diagnóstico precoce e o rastreamento da doença em várias situações. O rastreamento de toda a população é porém discutível.

Fatores de Risco para o Diabetes Mellitus

Existem situações nas quais estão presentes fatores de risco para o Diabetes Mellitus, conforme apresentado a seguir:

 *Idade maior ou igual a 45 anos
 *História Familiar de DM ( pais, filhos e irmãos)
  *Sedentarismo
  *HDL-c baixo ou triglicerídeos elevados
  *Hipertensão arterial
  *Doença coronariana
  *DM gestacional prévio
  *Filhos com peso maior do que 4 kg, abortos de repetição ou morte de filhos nos primeiros dias de vida
  *Uso de medicamentos que aumentam a glicose ( cortisonas, diuréticos tiazídicos e beta-bloqueadores)

Objetivos do Tratamento


Os objetivos do tratamento do DM são dirigidos para se obter uma glicemia normal tanto em jejum quanto no período pós-prandial, e controlar as alterações metabólicas associadas.

Tratamento


O tratamento do paciente com DM envolve sempre pelos menos 4 aspectos importantes:
    Plano alimentar:     É o ponto fundamental do tratamento de qualquer tipo de paciente diabético. O objetivo geral é o de auxiliar o indivíduo a fazer mudanças em seus hábitos alimentares, permitindo um controle metabólico adequado. Além disso, o tratamento nutricional deve contribuir para a normalização da glicemia, diminuir os fatores de risco cardiovascular, fornecer as calorias suficientes para manutenção de um peso saudável, prevenir as complicações agudas e crônicas e promover a saúde geral do paciente. Para atender esses objetivos a dieta deveria ser equilibrada como qualquer dieta de uma pessoa saudável normal, sendo individualizada de acordo com as particularidades de cada paciente incluindo idade, sexo, situação funcional, atividade física, doenças associadas e situação sócioeconômico-cultural.

Composição do plano alimentar

A composição da dieta deve incluir 50 a 60% de carboidratos, 30% de gorduras e 10 a 15% de proteínas. Os carboidratos devem ser preferencialmente complexos e ingeridos em 5 a 6 porções por dia. As gorduras devem incluir no máximo 10% de gorduras saturadas, o que significa que devem ser evitadas carnes gordas, embutidos, frituras, laticínios integrais, molhos e cremes ricos em gorduras e alimentos refogados ou temperados com excesso de óleo. As proteínas devem corresponder a 0,8 a 1,0 g/kg de peso ideal por dia, o que corresponde em geral a 2 porções de carne ao dia. Além disso, a alimentação deve ser rica em fibras, vitaminas e sais minerais, o que é obtido pelo consumo de 2 a 4 porções de frutas, 3 a 5 porções de hortaliças, e dando preferência a alimentos integrais. O uso habitual de bebidas alcoólicas não é recomendável, principalmente em pacientes obesos, com aumento de triglicerídeos e com mau controle metabólico. Em geral podem ser consumidos uma a duas vezes por semana, dois copos de vinho, uma lata de cerveja ou 40 ml de uísque, acompanhados de algum alimento, uma vez que o álcool pode induzir a queda de açúcar (hipoglicemia).
    Atividade física:     Todos os pacientes devem ser incentivados à pratica regular de atividade física, que pode ser uma caminhada de 30 a 40 minutos ou exercícios equivalentes. A orientação para o início de atividade física deve incluir uma avaliação médica adequada no sentido de avaliar a presença de neuropatias ou de alterações cardio-circulatórias que possam contra-indicar a atividade física ou provocar riscos adicionais ao paciente.
    Medicamentos, Hipoglicemiantes orais:     São medicamentos úteis para o controle de pacientes com DM tipo II, estando contraindicados nos pacientes com DM tipo I. Em pacientes obesos e hiperglicêmicos, em geral a medicação inicial pode ser a metformina, as sultoniluréias ou as tiazolidinedionas. A insulina é a medicação primordial para pacientes com DM tipo I, sendo também muito importante para os pacientes com DM tipo II que não responderam ao tratamento com hipoglicemiantes orais.
    Rastreamento:     O rastreamento, a detecção e o tratamento das complicações crônicas do DM deve ser sempre realizado conforme diversas recomendações. Essa abordagem está indicada após 5 anos do diagnóstico de DM tipo I, no momento do diagnóstico do DM tipo II, e a seguir anualmente. Esta investigação inclui o exame de fundo de olho com pupila dilatada, a microalbuminúria de 24 horas ou em amostra, a creatinina sérica e o teste de esforço. Uma adequada analise do perfil lipídico, a pesquisa da sensibilidade profunda dos pés deve ser realizada com mofilamento ou diapasão, e um exame completo dos pulsos periféricos dever ser realizada em cada consulta do paciente. Uma vez detectadas as complicações existem tratamentos específicos, os quais serão melhor detalhados em outros artigos desse site.

Como se previne ?


A prevenção do DM só pode ser realizada no tipo II e nas formas associadas a outras alterações pancreáticas. No DM tipo I, na medida em que o mesmo se desenvolve a partir de alterações auto-imunes, essas podem ser até mesmo identificadas antes do estado de aumento do açúcar no sangue. Esse diagnóstico precoce não pode ser confundido porém com prevenção, que ainda não é disponível.

No DM tipo II, na medida em que uma série de fatores de risco são bem conhecidos, pacientes que sejam portadores dessas alterações podem ser rastreados periodicamente e orientados a adotarem comportamentos e medidas que os retire do grupo de risco.

Assim é que pacientes com história familiar de DM, devem ser orientados a:
* manter peso normal
*  praticar atividade física regular
* não fumar
*ontrolar a pressão arterial
*evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas (cortisona, diuréticos tiazídicos)

Essas medidas, sendo adotadas precocemente, podem resultar no não aparecimento do DM em pessoa geneticamente predisposta, ou levar a um retardo importante no seu aparecimento e na severidade de suas complicações.

Andando em Espírito

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde”… Mt.11:29-30

Vida no Espírito é lago que se renova a cada manhã. Infelizmente, hoje existem pessoas sobrecarregadas e até mesmo dentro da igreja. Sobrecarregadas por: circunstâncias, problemas, etc… Deus quer nos liberar de toda carga através desta vida no Espírito. (Gl 5.25-26)

COMO FAZER PARA NÃO DEIXAR DE ANDAR NO ESPÍRITO?

1) SENDO FERVOROSO NO ESPÍRITO – RM.12:11 – SERVINDO AO SENHOR.
Ser fervoroso no Espírito é ser apaixonado pelo Senhor e o seu propósito.

• Infelizmente, hoje a Igreja tem perdido esta paixão.

2) COMO A IGREJA TEM PERDIDO ESTA PAIXÃO?

A) Quando nós deixamos as coisas preciosas ser tornarem coisas comuns.
• Hoje em dia o diabo tem tirado o valor de tudo o que tem valor para Deus – Jo.10:10
• O povo de Deus sempre foi conhecido pela sua alegria em toda história.
• A igreja perdeu o fervor na humanização

B) Quando começamos a depender das coisas externas, de fora, e não do fluir verdadeiro de Deus – Jo.4:23-24
• Para os filhos de Deus a base de tudo tem que vir de DEUS, Ele é a única fonte dentro de nós
• Somos o seu templo, e temos que viver como tal
• A cada manhã temos que acordar cheios do Espírito

3) VIVEMOS EM UM MUNDO APÁTICO = RM 12:1-2
• A apatia vem sobre nós quando nós nos conformamos com a situação.
• Temos que tomar muito cuidado com os nosso filhos

4) A IGREJA TEM PERDIDO A VISÃO DO PROPÓSITO DE DEUS, ELA PERDEU O ALVO.
• Uma Igreja que vê o propósito de Deus com clareza é uma Igreja fervorosa – (Num.13:14)
• Os que perdem o alvo morrem no deserto.
• O alvo de Deus deve estar estampado em nós.
• Hoje em dia a Igreja tem se voltado mais para a estrutura do que para as vidas.

5) PORQUE O FERVOR É TÃO IMPORTANTE?
R: Porque ele é primordial na vida da Igreja, é uma prioridade.
Líderes, pastores, músicos, cada serviço deve ser realizado com paixão a Deus. Amor e paixão pelo os irmãos – (Jo.13:34-35)
• Não podemos fazer a obra de Deus sem paixão!
• Deve ser uma prioridade na minha vida o que eu amo. Temos que observar na vida dos discípulos o que é prioridade.
• O que queima por dentro deve fazer diferença por fora
• O que queima por dentro você sente o cheiro por fora, e o cheiro deve ser o cheiro de Cristo.
• Eu sei o quanto custou o preço da minha vida para Jesus.
• Eu não devo ficar preocupado em ser o melhor, mas em dar o melhor para Deus, o melhor para o Senhor da minha vida.
• Ser apaixonado por tudo aquilo que Deus ama.

COMO RESTAURAR A PAIXÃO PELO O MOVER?

1) OLHANDO PARA JESUS – É IMPOSSÍVEL ALGUÉM OLHAR PARA JESUS E NÃO FICAR APAIXONADO POR ELE . – EF.5:14/ HEB.12:2/ II COR.3:18
• Nós contemplamos o Senhor Jesus, contemplando o verbo = a palavra.
• Contemplar Jesus é contemplar a palavra de Deus.
• Podemos contemplar Jesus olhando para os nosso irmãos – Mt.18:20

2) PODEMOS RESTAURAR A PAIXÃO RETORNADO AO PRIMEIRO AMOR.
• Deve ser uma prioridade – Ap. 2:4
• Voltar ao primeiro amor fala de valores que se perderam
• Temos que resgatar os valores perdidos
• Primeiro amor é comunhão com Deus

3) DEIXE O ESPÍRITO SANTO ATIVAR OS SEUS DONS.
• Muitos não aprendem a desenvolver os seus dons – Ef.4:8
• Muitos enterraram os seus dons
• Temos que ajudar cada discípulo a desenvolver os dons
• Cada um tem um dom pelo menos – I Pe.4:10
• A partir do natural Deus dá o sobrenatural

4) FAÇA TUDO, AINDA QUE SEJA POUCO, FAÇA TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS
• Identifique os dons
• Santifique
• Deus unge tudo isso
• Submeta os seus dons ao corpo
• Submeta os seus dons aos líderes
• Submeta os seus dons a palavra de Deus

- Não agrada a Deus o enterrar os talentos – Mt.25:14-30
- A Igreja deve ser um lugar onde os dons precisam ser despertados

5) VIVA E ANDE PERTO DE GENTE APAIXONADA POR DEUS.
• Jovens, olhem para pessoas apaixonadas por Deus
• No trabalho, seja sócio de pessoas apaixonadas por Deus

6) NUNCA SE ESQUEÇA DE TUDO O QUE DEUS FEZ POR VOCÊ
• Um exemplo negativo – o povo de Israel – Num.12 e 14
• Sl.103 – Seja sempre grato ao Senhor por tudo, e nunca se esqueça do que Ele já fez por você.

Asaph Borba

Teatro Cristão: As Mascaras


por www.eclesia.e7.com.br
ATORES
Narrador :
Denise:
Lucas:
Claudia:
Sérgio:
Adriana:
Andréa:
César:
Janaína:

Ouve-se a voz do narrador que apresenta os nove jovens. Cada um entra usando uma máscara (apenas em torno dos olhos).

LUCAS: O presidente dos adolescentes. Respeitado e admirado por toda igreja pela sua vida consagrada e santificada a Deus. Mas se esconde dentro dele um homem preconceituoso, crítico e extremista. E os seus defeitos serão revelados...

(Lucas vai recebendo os irmãos com alegria)

DENISE E CLÁUDIA: (entram de mãos, se separam no meio da narração) Filhas de diácono da igreja. Denise, a mais velha é conhecida pelo seu carisma e educação. Mas atrás de sua doce personalidade se esconde uma moça agressiva, que só está na igreja porque os pais ordenam. Ela não tem uma experiência com Cristo, mas finge ter. Cláudia vive a sombra de Denise, dominada e comandada pela inveja. As duas não combinam e seus sentimentos serão descobertos.

CÉSAR: Teve um encontro com Cristo e se tornou um ex-marginal, deixando a vida de vício e roubos. César é o orgulho da igreja e serve como exemplo para todos, de uma bela transformação de vida. Mas ele vai se entregar, mostrando suas fraquezas e principalmente que sua natureza pecaminosa ainda o persegue.

JANAÍNA: Responsável pelo grupo de oração dos jovens. Conhecida e respeitada na igreja como uma moça de oração. Mas ela tem um defeito e vai ser descoberto: Janaína é carente e entre os rapazes mundanos é conhecida como uma menina fácil, que namora qualquer um

ANDERSON: Foi curado de uma doença terminal. É querido por todos. Todos gostam de seu jeito amigo e amável de ser. Mas Anderson tem uma vida espiritual vazia e sem ação - não ora, não lê a Bíblia, não se santifica e isso vai ser notado.

ADRIANA: Estudada, inteligente e bonita. Apenas isso, bonita. Adriana é fútil, só pensa em coisas materiais e se acha superior a todos, desprezando os humildes e carentes.


A reunião tem inicio na casa de Lucas, antes piadinhas de que Lucas não mora, esconde... Oram e Lucas inicia que precisam criar um jornal para a mocidade. Animadamente, cada um dá o seu palpite sobre o que deveria conter no jornal. Súbito, ouvem trovões e resolvem acelerar a reunião. Muita brincadeira e risos entre eles. Lucas encerra a reunião com uma linda oração, em seguida todos se abraçam confraternizando.

Mas todos ouvem o barulho da chuva caindo. Janaína estava sendo levada à porta por Lucas.


JANAÍNA: Oh não, Lucas! A chuva começou, e eu não poderia ficar presa aqui!

LUCAS: O jeito é esperar a chuva passar gente!

Súbito entra SÉRGIO correndo, todo molhado. Todos as personagens ficam inertes e ouve-se a narração.

SERGIO: Não conhece Jesus. Ele conhece alguns dos nove jovens cristãos e pior, sabe dos erros de alguns. Ele não acredita em Jesus e tem como prova da inexistência de Cristo, a imunda vida dos jovens, que a chuva o obriga a conviver. Ele sabe dos erros, ele vai contá-los.

SÉRGIO: Oi Lucas, está chovendo à beça lá fora, se importa de eu ficar aqui até a chuva passar?

LUCAS: Sérgio, claro que não! Você está todo molhado! Espere aí que eu vou buscar uma toalha pra você se enxugar. Gente, esse é Sérgio, amigo de meu irmão... Sérgio, estes são todos meus irmãos em Cristo, vão se conhecendo aí.

Lucas sai pra buscar a toalha, enquanto os cristãos se apresentam, mas Sérgio não se mostra receptivo. Lucas lhe entrega a toalha e ele se senta afastado do grupo.

LUCAS: Podemos continuar a reunião, ainda falta muita coisa pra tratarmos.

CLAUDIA: Ah não, por favor, nós estamos presos aqui devido a chuva, vamos fazer uma coisa diferente.

JANAÍNA: Eu aconselho, que oremos.

ADRIANA: Eu acho que podíamos nos divertir um pouco.

LUCAS: Se você tem alguma idéia, fique a vontade, eu não vou falar mais nada.

ADRIANA: Enquanto a chuva não pára, podíamos brincar de jogo dos segredos.

CÈSAR: Como é isso?

ADRIANA: Simples, ficamos todos sentados, um com uma bola nas mãos, joga a bola pra outra pessoa e faz uma pergunta e o que recebeu a bola fica de pé e só pode responder a verdade. E assim, sucessivamente.

CLAUDIA: Hum, achei muito infantil. É melhor esperarmos a chuva passar!

DENISE: Achei legal, é bom que podemos perguntar sobre tudo. Vamos gente, isso vai nos deixar mais íntimos, é bom pra conhecermos uns aos outros melhor.

LUCAS: É, olhando por esse lado eu acho positivo. (Todos se animam) Eu vou buscar uma bola.

Lucas volta com uma bola colorida. Todos se sentam pra começar a brincadeira. Menos Sérgio que continua sentado distante numa cadeira.

LUCAS: Se aproxime, Sérgio, venha brincar conosco.

SÉRGIO: Estou muito bem aqui, não quero participar dessa palhaçada. Será que seu irmão vai demorar?

LUCAS: (sem graça) Não sei!

Os nove se sentam em círculo, comendo biscoitos e rindo. Uma bola nas mãos de Adriana que vai começar.

ADRIANA: Gente, então fica decidido que vale qualquer pergunta, sobre qualquer assunto e só a verdade pode ser respondida.


(Adriana joga a bola pra Lucas que se levanta)

ADRIANA: Todos sabemos que não é nada fácil ser líder, então, como você lida com isso?

LUCAS: Eu estou sempre consagrando minha vida. Acho importante fazer tudo com muita oração antes e é claro, não fico um dia sem jejuar. E muito menos deixo de ler vários capítulos da bíblia por dia. Tenho certeza que sou um líder perfeito.

Lucas joga a bola pra César e pergunta: César, antes você vivia num mundo sujo, envolvido com drogas e marginais, e agora você é uma benção na presença do Senhor. De toda a mudança em sua vida, o que você acha que mudou mais?

CÉSAR: Foi a minha perspectiva de futuro com Jesus. Acredito que o melhor está por vir em todos os aspectos de minha vida.

César joga a bola pra Denise: Denise, eu tenho uma admiração muito grande por você (os outros brincam) Não, é sério, gente! Eu queria saber como é a sua vida espiritual?

DENISE: Bem, eu leio a bíblia todo dia durante uma hora e oro na parte da manhã e da noite.

CLAUDIA: Engraçado, eu nunca vi isso!

DENISE: (sorri amarelo) É brincadeira dela, gente, e além do mais dormimos em quartos separados.

Denise joga a bola pra Anderson: Jesus te curou de câncer, como foi quando você soube disso?

ANDERSON: (contém as lágrimas) Desculpem, mas sempre me emociono quando lembro. Durante um culto de oração eu senti Jesus me tocar e sabia que estava sendo curado. É muito difícil expressar gente, é uma experiência fantástica e muito pessoal.

Anderson joga a bola pra Lucas: Você é todo misterioso, é verdade que você gosta da Carlinha?

(Risos e Lucas embaraçado, forçado a dizer a verdade confessa que sim)

(Lucas passa a bola pra Sérgio querendo que ele participe. Sérgio pega a bola no susto).

LUCAS: Sérgio, vem brincar com a gente. Você vai ver que é legal pra gente se conhecer melhor.

SÉRGIO: (se levanta, irritado joga a bola em Lucas, que rola pela sala. Adriana pega a bola e toda sem graça entrega a Lucas)

SERGIO: Deixa de palhaçada, Lucas. Não sou ridículo igual a vocês. Por isso, e por muito mais que não suporto crente.

LUCAS: Desculpa, Sérgio, só queria fazê-lo se enturmar. Achei que gostaria. É infantil a brincadeira, mas ajuda a nos conhecer. Cada um faz a pergunta que quer e só respondemos com a verdade.

SÉRGIO: Não, vocês não são verdadeiros. É claro que só falarão o que convém.

CLAUDIA: Somos cristãos, e fique sabendo que não mentimos. Sempre falamos a verdade!

SÉRGIO: (toma abruptamente a bola das mãos de Lucas e joga em Janaína que segura assustada) E aí, aquela nossa paquera não vai rolar mais não?


Janaína fica desconcertada e deixa a bolar rolar de suas mãos. O silêncio invade a sala. Todos se olham intrigados. Janaína levanta sua máscara deixando-a nos cabelos. (Obs: foi desmascarada, mas ainda deixou a máscara)


ADRIANA: Você está confundindo Janaína com alguém? ela é responsável pelo grupo de oração e jamais ficaria com alguém ou entraria num namoro de jugo desigual.


SÉRGIO: Jugo desigual? Sei lá o que é isso!

LUCAS: Que somos cristãos, e assim sendo, não ficamos com quem não professa a mesma fé em Cristo Jesus

SÉRGIO: (solta uma gargalhada) Eu já fiquei com Janaína e fico quantas vezes eu quiser.


(O clima torna-se desconfortante. Todos atônitos. Janaína pega sua bolsa pra sair, mas Adriana a cerca).


ADRIANA: Quem diria, hem, a moça de oração não pode ver um rapaz mundano!

JANAÍNA: Cale a boca. Ninguém não tem nada com a minha vida. E quem você pensa que é Adriana, não passa de uma soberba, acha que é melhor que todo mundo.

ADRIANA: (levanta sua máscara) Pelo menos, não sou fácil e vulgar como você.


(Janaína é impedida por Lucas de agredir Adriana).


LUCAS: Parem com isso, a comportamento de vocês duas é totalmente inaceitável. O que pensam que estão fazendo? Em nosso viver não pode existir lugar para situações assim.

JANAÍNA: Você se acha o senhor perfeição, não é Lucas?! Sempre sendo moralista, o santo! Na verdade está sempre criticando as pessoas, se achando superior a Deus!

LUCAS: (levanta sua máscara) Isso é um absurdo! Estou sempre procurando tratar todos bem!

CÉSAR: É, mas quando eu entrei na igreja, você me desprezou, Lucas. Tudo bem, eu estava drogado, mas só por isso me tratou igual cachorro. Eu me lembro, você falou assim: Já tenho luta demais, não sou obrigado a agüentar essa gente! Ainda bem que outros irmãos em Cristo me ajudaram, senão hoje eu estava no mundo. Eu estou falando isso, mas não tenho mágoa nenhuma Lucas, hoje eu te amo como meu irmão em Cristo e por isso estou aqui. (levanta sua máscara)

SÉRGIO: (ri debochadamente e diz) Está tentando enganar quem, cara. Eu não acredito que regenerou, conheço bem a sua fama, pra mim você está querendo enganar a polícia!

DENISE: Se tiver alguém enganado aqui, é você. Que não conhece o que Jesus pode fazer na vida de uma pessoa. Ele transformou a vida de César, a vida de todos nós e pode inclusive mudar a sua.


(Claudia pega a bola e joga em sua irmã Denise)


CLAUDIA: (levantas sua máscara) Transformou mesmo sua vida, minha irmãzinha, então me responda porque ainda fala palavrão e dança sensualmente as músicas de pagode?

DENISE: (levanta sua máscara) Isso é mentira. (Denise vai aos berros pra cima da irmã) Retire isso, negue isso tudo agora. Desfaça essa mentira.

CLAUDIA: Calma, maninha, está descontrolada.

DENISE: Todos têm suas fraquezas e eu tenho as minhas. Não me olhem como se eu fosse a pior das pecadoras. Eu estou lutando contra minhas fraquezas. Nunca me viram comportar-me mal dentro da igreja!

ANDERSON: Dentro da igreja é fácil ser cristão. Eu quero saber, se realmente nossas vidas dão bom testemunho do lado de fora. (levanta sua máscara)

LUCAS: Gente, é melhor nós nos acalmarmos, estamos todos nervosos. Vamos parar de discutir, estamos dando um mau testemunho para o Sérgio. O que ele vai pensar que somos?

SERGIO: Não se faz de santinho, não cara, eu e uns colegas bem vimos você agarradinho com uma mina e não era da igreja não.

LUCAS: Você não pode me acusar de nada.

DENISE: Chega disso tudo, eu vou embora daqui agora. (pega na mão de Claudia, puxando-a) Vamos embora, agora Claudia. (Cláudia não quer ir. As duas discutem ).


Lucas intervem e aos berros: Pelo amor de Deus, vamos ficar todos calmos. Estamos perdendo o controle das coisas


CÉSAR: Mande essa cara sair daqui, Lucas (aponta pra Sérgio) Ele é culpado disso tudo. Eu não gostei nem um pouco de você duvidar da minha conversão e saiba que se eu não fosse um homem convertido eu partia a sua cara.

ANDERSON: Gente, vamos parar. Será que estão vendo que Sérgio é um mentiroso que quer apenas nos prejudicar. Ele começou difamando Janaína e...

ADRIANA: Não é bem assim, Anderson, você está defendendo a Janaína porque estão namorando escondidos.

SÉRGIO: (aos berros) Vocês todos vão para o inferno, se é que existe mesmo, isso tal de céu e inferno. Sempre tive dúvidas se Deus existe, e não é com vocês que vou descobrir a verdade. Falam tanto de Jesus e são pessoas piores do que eu que não sigo nada. Por favor, eu não vejo nada de cristãos em vocês. De dependesse de vocês eu nunca me tornarei um crente.

CLAUDIA: Não, eu não aceito isso tudo que está acontecendo. Eu reconheço que sou pecadora, mas não quero continuar nesta situação. A vida sentimental é muito complicada se não estiver totalmente nas mãos do Senhor.

DENISE: (chorando) Eu estou cansada de ser cristã, e tudo muito difícil, eu não quero mais.

LUCAS: Eu vou contar tudo pro pastor o que está acontecendo aqui.

CÉSAR: Por que estão fazendo isso? Estou decepcionado com vocês. (se aproxima de Lucas) Lucas, foi pra isso que Deus me tirou do mundo das drogas, pra viver num meio assim? Lucas, eu não sei o que vai ser de mim. Lucas chora.

JANAÍNA: Acreditem, tenho buscado em Deus uma mudança em minha vida sentimental. Não quero continuar desagradando o Senhor, e reconheço que preciso totalmente dEle. (Chora). Quero ser fiel.

ANDERSON: Não precisamos nos desculpar de tudo, a vida é assim mesmo, todos erram, não é mesmo Denise!? A Denise faz coisa pior, que é falar por trás de todos


Todos começam a se distanciarem, cada um em um canto de costas.


LUCAS: (tirando a sua máscara) Meu Deus, nós estamos todos perdidos. Ninguém mais aqui abra a boca pra falar mais nada. Fiquem todos quietos, chega disso tudo. O que pensam que estão fazendo com o corpo de Cristo, estão o transformando num corpo falso. Dentro da igreja os crentes são uma coisa e fora outra totalmente diferente. Fingem que se amam, mas estão enganando uns aos outros, maldizendo, são até capazes de odiar. Falta santificação, e sem ela não veremos a Deus. (Silêncio) Falta mudança de vida, largar realmente as coisas do mundo. Chega. Eu não vou ficar aqui pregando tudo que já sabem. Eu quero que todos orem. Vamos, se colocar aos pés do Senhor. Temos que buscar o Senhor!

SÉRGIO: Lucas, deixa de bobeira! Seu Deus não pode ouvi-lo.

LUCAS: Por favor, Sérgio, deixe-me orar, preciso orar ao meu Deus.

SÉRGIO: São pecadores de mais pra Deus os ouvir.

LUCAS: Sei Sérgio que você tem motivos pra ter péssimas impressões a respeito de nós, mas quero que saiba que erramos, que somos pecadores e por isso reconhecemos nossa dependência de Deus. Jesus tem poder pra mudar, transformar qualquer viver, fomos comprados pelo Seu valoroso sangue.

SERGIO: Cale a boca, não quero ouvir nada. (Sérgio fica rodeando Lucas)

LUCAS: Se realmente nos entregarmos ao Senhor, nova criatura nos tornamos. Mas infelizmente hoje em dia, muitos dentro da igreja não tiveram um verdadeiro encontro com Cristo, por isso, vivem de aparência, mas chegará o dia da ceifa onde o Senhor recolherá os seus. O que presenciou aqui não deve te servir de exemplo pra nada. O que único exemplo que temos que seguir é Jesus Cristo, não devemos olhar pra homem nenhum, pois são falhos demais. Mas Jesus Cristo não, ele veio pra nos salvar e tudo ele pode fazer por você.

SERGIO: É lindo tudo isto, sabe Lucas como eu gostaria de acreditar, mas olhe pra vocês (apontando para todos) é isso que você chama de Corpo de Cristo ? É isto que é a Igreja ? Irmãos que não se olham ?


(um silêncio)


Todos abaixam a cabeça de vergonha

LUCAS : Sérgio sei q errei também, estou envergonhado, tudo que falei de Cristo é verdade, ele te ama e quer te salvar.

SERGIO: Eu realmente quero um sentido para a minha vida. Quantas vezes sozinho fico pensando, pq nasci ? Pra que viver e penso em tirar a minha vida.

LUCAS: Cristo é Vida, só Ele nos dá o sentido de viver. Eu vou orar por você.


Sergio se ajoelha no meio sozinho.


LUCAS: Não podemos continuar assim, anda, que vai dar o primeiro passo. Olhe gente , ele é um aqui dentro, mas o mundo precisa de nós, o mundo carece que abrimos a boca para falar de Cristo. Temos que nos envergonhar. Ele está ali esperando que oremos pela sua vida.


(Lucas obriga todos a se unirem ligando a mão um do outro, forçando-os a se darem as mãos)


Eu quero que todos dêem as mãos. Espero que compreendam que estamos todos mortos, matamos uns aos outros espiritualmente. Talvez não só hoje, mas quantas vezes nos matamos falando palavras duras um para com o outro. Vamos gente quem vai começar a quebrar isto hoje ?

(Silêncio)


Adriana cai de joelhos e chorando joga a máscara fora: Eu quero mudança de vida! Senhor, perdoe-me os meus pecados, tire de mim toda minha arrogância, prepotência e preconceito. Liberte-me, Pai, sonda meu coração e verás que estou arrependida.

César também se desfaz da máscara e abraça Lucas chorando: Por favor, ajude-me, não me deixe sozinho. Eu não quero voltar pra vida que tinha antes, amo Jesus e quero crescer em maturidade espiritual.

Lucas também tira sua máscara: Também conto com sua ajuda e sei que juntos em Cristo iremos vencer, saiba que te amo muito.


DENISE: (aos berros) Não, eu não posso pedir perdão, pra mim tanto faz morrer ou viver, não tenho mesmo uma experiência com Cristo!


CLAUDIA: (tira a máscara e se aproxima da irmã) Sei Denise que não tenho lhe ajudado em nada, não tenho nem sido uma boa irmã, mas quero que saiba que você é muito importante pra mim. Perdoe-me, eu quero muito que estejamos um dia com Cristo. Oh minha irmã, eu te amo tanto.

Cláudia abraça a irmã chorando. Denise também tira sua máscara e chorando abraça a irmã, beijando-a. As duas se ajoelham orando.


JANAÍNA: O Espírito vence a carne, depende de alimentarmos mais o Espírito do que fazer a vontade da carne. (tira a máscara e se ajoelha em oração) Senhor, entrego toda a minha vida em suas mãos para que se cumpra o seu propósito.


ANDERSON: (tira a máscara e se ajoelha) Pai, obrigado pela sua misericórdia, e peço perdão pelas minhas falhas, quero amar a todos como a mim mesmo.


(todos se abraçam, Sergio levanta alegre)


LUCAS: Jesus quer restaurar as pessoas por inteiro e não apenas dar uma varridinha na casa, é preciso nascer de novo.


(vai até o grupo e todos se abraçam)

(Será feito um convite para tirarmos as máscaras)

AMIGO DE DEUS NAS REDES SOCIAIS

VIDEO DA SEMANA

" Comunidade Evangélica de Maringá - Descansarei

EQUIPE AMIGO DE DEUS

Marcos Gabriel - ADM e Direção
Rick Oliveira - Designer
Sidney Silva - Postagem
Fayson Merege - Postagem
Wiverson - Postagem
Gustavo - Postagem

ARQUIVOS

Quando for ouvir uma música o que você tem preferência?